martes, 17 de abril de 2012

Experiencia SYLE Valentina en San Pablo


Syle São Paulo 2011: arte, cultura, intensidade e muitas trocas

Neste relato a jovem uruguaia Valentina Guani conta como se sentiu no mês que passou no Brasil fazendo o programa SYLE São Paulo 2011

Acho que é difícil procurar escrever como foi meu Syle, porque a verdade é que foi MUITO INTENSO!!.Neste mês, fiz coisas que nunca na minha vida tinha experimentado. Não foi só pelo fato de viajar, conhecer, viver distintas coisas que eu não estava acostumada. Foi tudo isso misturado. É um sentimento que acredito não ser fácil de explicar. Só aqueles que tiveram uma experiência assim podem entender!

Agora, para mim é um pouco triste porque tenho tantas lembranças bonitas! É triste porque sei que tudo o que vivi nesse momento, mesmo que eu faça tudo de novo, jamais vai ser igual. Tenho certeza de que nunca vou esquecer!
Nossa! Conheci gente INCRÍVEL!!!A Deca foi a primeira pessoa com quem tive contato, pela internet, no processo de organização do programa. Acho que agora é como minha irmã! É uma pessoa muito bacana!!! Não só por ter planejado um programa ABSURDO, baseado em meu interesse por música, nos passeios, na cultura mesma. Mas também porque ela, juntamente com Alvany Santiago, Débora Didonê e Lucí Braga procuraram que eu sentisse o Brasil como minha casa - acho que agora é - e sempre estiveram lá para o que eu necessitava. 

Sonia Xavier e sua família...adorei conhecê-los, gostei de todos os momentos compartilhados, falar da música, política, cultura, sambar com Sônia e sua irmã..cozinhar com sua mãe!  Enquanto eu estive por lá, conheci lugares que não tinha visto até esse momento: Museu da Língua Portuguesa - que achei tão interessante!!!-  Parque Da Luz, Estação da Luz, parque Trianon.
Roberto: que pessoa tão legal! Nossa! Uma coisa quero dizer dele, porque ele acha que não é bom anfitrião. A verdade é que ele sempre me ligava para que eu fizesse programas e quando não podia estar comigo porque trabalhava,  escrevia-me um mapinha com as ruas e todas as indicações para que eu conhecesse diferentes lugares. E assim fui conhecer: Museu do Futebol, Parque da Água Branca, Memorial da América Latina, Sesc Consolação, Museu de Arte de São Paulo... Gostei tanto desta faceta artística, das peças que assisti dele, de outras apresentações musicais, e de teatro também que agora, quando voltar ao Uruguai, acho vou fazer teatro!.ADOREI!.
Camile foi outra anfitriã que gostei muito de conhecer, pena que foi pouco tempo, até porque numa das noites que fiquei em sua casa fui a um concerto na Sala do São Paulo (obrigada Lucy pelo convite!!!) então,não tive muitos momentos compartilhados. Mas, mesmo assim, gostei de vê-la novamente na casa do Roberto na apresentação teatral que ele ofereceu para reunir membros Servas e bater papo um poquitinho mais.

Com Marita e Fabio conheci Pinda, Ubatuba e Paraty... meu, que lugares bonitos!!!!! Não tenho palavras para descrever o que eu sentia nesses momentos, porque acho que esses lugares (especialmente Ubatuba) são INACREDITÁVES! A mágica que voa no ar, a natureza, as praias, mesmo a estrada!,Nossa!!! Eu ficava em outro planeta!Todo o dia com minha câmera tirando fotos. São lugares que vão ficar sempre na minha cabeça, e tomara, não esqueça NUNCA!. Fabio e Marita, foram TÃO bacanas comigo, eu me senti na minha casa. Sempre comigo, fazendo tudo juntos, conhecendo e mostrando-me sua história, suas coisas típicas. Obrigadíssima!!!
Com eles, assisti a filmes brasileiros em Português e sem legenda como o ”Eu, tu eles”...muito legal!!.

Depois fui para a casa do Paulo, que gostei muito! Morei com ele, sua esposa e sua mãe, uma pessoa adorável! Neste período conheci o Museu Afro, Parque do Ibirapuera - o Paulo foi comigo. Também uma coisa tão “comum” como ir ao supermercado para mim foi legal, porque conheci e aprendi todo um novo vocabulário de frutas, verduras...coisas tão comuns, mas muitas tão diferentes do que temos em meu país!!!
Desde o dia 5 de agosto até 8 fui para Vitória! Meu deus, fiquei fascinada!!!!, Adorei a cidade, adorei as pessoas, adorei ficar lá. Senti-me com muita pena, porque acho que foi pouco tempo. Então esta agora é uma razão a mais para voltar RAPIDINHO! ao Brasil.

Em Vitória, no primeiro dia fiquei na casa de Laira, que pessoa tão bacana!!! Eu ainda não a conhecia, mas a relação foi tão boa que parecia que eu a conhecia de antes!. Com ela conheci a Ufes (universidade), ela mostrou-me vários dos cursos que a instituição oferece, conheci os meninos que também estudam comunicação lá...Então tive a idéia de fazer um intercâmbio universitário. E espero poder fazê-lo já no próximo ano!

Outro dia fui à casa de Marilene. Com ela, conheci vários lugares turísticos de Vitoria, cheios de BELEZA!!!, Mas também coisas relacionadas com a história, as igrejas, a religião...entendi mais o que é a cultura mesma, ela me disse coisas muito interessantes que acho não vou esquecer.
Depois, no dia de Domingo, fiquei na casa de família de Vânia. Com eles a gente foi para outra cidade, conheci o convento, assisti um pouco da missa que lá faziam...Comi “Macuca” um prato típico do Norte.

Meu último dia em Vitoria foi com Ricardo,uma pessoa tão legal que recebeu-me tão bem!. A gente só tinha um dia, mas conheci outros lugares, batemos papo... Foi ótimo!.

A última família onde fiquei foi a de Cecilia...A experiência foi beleza, no Sábado conheci uma feira de antiguidades com muitas coisas interessantes, coisas típicas do Brasil, de São Paulo, a USP. Realmente adorei essa família, todos são ótimos!!!.

O que eu tenho a dizer é  “Obrigada pela experiência, obrigada por tudo!!!”, a todas as pessoas que fizeram meu Syle. Quero agradecer também ao Danilo, que foi meu primeiro day host. Graças a ele conheci o centro de São Paulo: Museu do Anchieta, Praça da Sé,Praça da República, Liberdade... Mas não só isso, ele foi muito legal e sempre ficou preocupado e em contato para ver o que eu tinha programado para fazer, e sempre com disposição para fazer algum programa.

Maria Socorro, outra day host, que com ela conheci o Museu do Ipiranga, uma pessoa muito bacana!, nuva no Servas, mas com um espiritu muito legal ao igual que tudos os que conheci! E a Andréa que fez uma aula de Português para mim, muito obrigada!

Obrigada gente, e uma vez mais eu digo; Obrigado Servas pela oportunidade, acho que não tem nada melhor para conhecer, entender, estudar e adorar um pais, outra cultura, outras pessoas, do que  isto.

Até mais!

2 participações simpáticas:

Amigos Servas >>>> disse...
Devo dizer que o depoimento de Valentina marejou meus olhinhos. Fiquei felicíssima com sua euforia e me bateu uma saudade danada dos queridos servas paulistanos, com quem pude desfrutar de momentos muito bacanas. Saudades de todos, grande beijo e parabéns por mais um SYLE tão empolgante!

Débora
Danilo Marques disse...
Valen adoramos recebê-la, seja sempre bem vinda. Hasta Pronto, te extrañamos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario